Semana das "Minas"

Inscreva-se

Abertura - Noturno

Maju - Geografia

Iniciar o Outubro da Inclusão com a Semana das Minas é muito representativo, uma vez que vivemos em uma sociedade que diariamente tenta silenciar as mulheres.

Segundo dados de 2019 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no ano de 2018, o Brasil registrou cerca de 1206 casos de feminicídios, sendo que 88% deles praticados por companheiros e ex companheiros das vítimas. A maioria das vítimas (66%) eram mulheres negras.

Em relação à violência sexual, o Brasil registra cerca de 180 casos de estupros por dia, sendo que 53% das vítimas eram meninas de até 13 anos de idade.

Sofremos diariamente com várias formas de violência moral, psicológica, física, além da discriminação, comentários maldosos, piadas de mal gosto e objetificação de nossos corpos.

Segundo pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 40% das entrevistadas já disseram ter sido vítimas de assédio, como comentários desrespeitosos ou "cantadas" na rua, no trabalho, na escola..

No ambiente escolar, apesar da maior parte dos estudantes ser composta por mulheres, ainda vivenciamos muitas dificuldades. As meninas muitas vezes são subjugadas, desvalorizadas; "isso aqui não é coisa pra mulher". 

Quantas mulheres vocês conhecem e que estão em áreas ditas "masculinas"¿ Mulheres estão sub-representadas em muitas áreas da ciência, particularmente nas exatas, tecnológicas e nas engenharias. Quais são as dificuldades que nós, pesquisadoras e trabalhadoras, enfrentamos diariamente para termos nossa voz ouvida e reconhecida¿ Quantas mulheres cientistas vocês conhecem¿ Não podemos nos calar diante disso também.

Segundo a Agenda do Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030, estamos comprometidos a alcançar a igualdade de gênero. Temos muito a fazer em muito pouco tempo. Neste sentido, o tema igualdade de gênero deve ser compreendido como estruturante de uma sociedade democrática, pois não existe democracia sem este princípio.

Precisamos falar sobre isso, precisamos discutir esses temas. Não podemos nos deixar silenciar. É necessário repensar nossos espaços, nossas práticas e nossas vivências.

Precisamos combater todas as formas de violência e discriminação. Precisamos ser a resistência como todas as mulheres que resistiram e não se silenciaram para que pudéssemos chegar até aqui.

Essa é a ideia dessa nossa primeira semana: conversar, discutir e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.

Para isso, mulheres e homens desse Cotil, contamos com a participação de todas e todos vocês na Semana das Minas e em todo o Outubro da Inclusão. 

Mulheres incríveis! 

Semana das "Minas"

Para ter maior acesso a dados sobre a violência contra a mulher, faça o download dos arquivos abaixo:

Procura no youtube...

JoutJout Prazer 

Opa! Tudo bom? Este é o meu, seu, nosso canal! Não temos tema nem roteiro, ok? Eu só meio que vou falando e vocês meio que vão ouvindo e a gente meio que vai se amando. 


© 2019 Worlds Collide. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora